postal mercado público florianópolis, 2021

é um conjunto de cartões postais elaborados e distribuídos em 2021 a partir da seleção de 16 fotografias do arquivo fotográfico "chopin chão", iniciado em 2017. O arquivo é composto por 54 fotografias feitas nos entornos do Mercado Público de Florianópolis e que registram predominantemente o chão, a variedade de produtos ofertados pelo comércio de rua e as distintas táticas para expor/desmontar no/com espaço público.

os postais foram impressos - 800 exemplares - e distribuídos gratuitamente através de uma ação de distribuição no espaço público, nos entornos do Mercado Público de Florianópolis. Foram inseridos em bancas de jornal, no centro de atendimento ao turista, em lojas e comércios do mercado público e do entorno, em sebos e livrarias, restaurantes, lanchonetes, nas vendas dos comerciantes de rua e também distribuídos por panfleteiras que trabalham no entorno.

 

com este trabalho busco criar alguma contraposição/deslocamento/ruído no contexto que o origina - e para onde se direciona. O cartão postal se apresentou como um suporte/mídia interessante para veiculação de um arquivo fotográfico produzido nos entornos de um ponto turístico da cidade. Não exatamente sobre o ponto, o patrimônio, o edifício… mas ligeiramente deslocado: em seus arredores e práticas espaciais - que também o atravessam, localizam e qualificam enquanto mercado e espaço público.

os postais foram desenvolvidos e impressos no âmbito da pesquisa espacialidades ambulantes realizada através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020.