plataforma corpo passagem, 2025
absorver ruídos e outras proposições
entre desenho, som e deslocamento
publicação impressa e sonora
Plataforma, Corpo, Passagem é uma publicação impressa e sonora que reune trabalhos desenvolvidos a partir da proposição de “absorver ruídos”, de Gabriel Villas, na qual o artista desenha em caderninhos de bolso durante seus deslocamentos cotidianos em ônibus, buscando disponibilizar a escuta aos ruídos e interferências do entorno. O processo de concepção da publicação envolve interlocução com a artista visual e educadora Isadora Stähelin e coordenação editorial da Gabi Bresola da editora editora.
A publicação é composta por três materiais, o cartaz “Plataforma”, o livreto “Corpo” e o cartão “passagem” que dá acesso ao álbum sonoro. “Prataforma” é um cartaz com trinta desenhos da série de perfume enjoativo (absorver ruídos), um texto de “arranque” e uma fotografia. “Corpo” é um livreto que veicula desenhos da série “sentir no osso” (absorver ruídos), um conjuntos de textos, fotografias e uma série de exercícios de desenho “aquecimentos de contorno”“Passagem” é um cartão que dá acesso ao álbum sonoro com versões em áudio da publicação, leituras de textos, audiodescrição e uma coleção de áudios de “atrito & deslize”.
Ficha técnica
Gabriel Villas B. Camargo
artista proponente
Isadora Santos Stähelin
interlocução artística
Gabi Bresola - editora editora
edição e produção editorial
Juliano Menegaes Ventura
produção audiovisual
Espaço embrulho
Produção e material de divulgação
Barbara Pettres - Filmes a Pé
Comunicação
Anderson Nepomuceno - Escuta Essa
audiodescrição e assessoria de acessibilidade
Proposta selecionada pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura - PNAB SC 2024 – Executado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

