top of page
postal mercado público de Florianópolis
2021, publicação de artista,
105 mm x 148 mm, 800 exemplares
conjunto de 16 cartões postais, com tiragem de 800 exemplares, elaborados e distribuídos em 2021 a partir de uma seleção do arquivo fotográfico "chopin chão" que iniciei em 2017. O arquivo é composto por fotografias feitas no entorno do Mercado Público de Florianópolis e que registram predominantemente o chão, a variedade de produtos ofertados pelo comércio de rua e as distintas táticas para expor/desmontar no/com espaço público.
Trabalho desenvolvido no âmbito da pesquisa "espacialidades ambulantes" realizada através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 e impressos com recursos deste edital.
2021, ação de distribuição no espaço público,
2h, Florianópolis
os postais foram distribuídos gratuitamente através de uma ação de distribuição no espaço público, no entorno do Mercado Público de Florianópolis. Foram inseridos em bancas de jornal, no centro de atendimento ao turista, em lojas e comércios do mercado público e do entorno, em sebos e livrarias, restaurantes, lanchonetes, nas vendas dos comerciantes de rua e também distribuídos por panfleteiras que trabalham no entorno e que foram contratadas.
com este trabalho busco criar alguma contraposição/deslocamento/ruído no contexto que o origina - e para onde se direciona. O cartão postal se apresentou como um suporte/mídia interessante para veiculação de um arquivo fotográfico produzido ao redor de um ponto turístico da cidade. Não exatamente sobre o ponto, o patrimônio, o edifício… mas ligeiramente deslocado: em seus arredores e práticas espaciais - que também o atravessam, localizam e qualificam enquanto mercado e espaço público.
bottom of page